Quem é

efigênia Alves

- linhas gerais -

sobre a autora

Maria Efigênia Alves Moreira, conhecida por Efigênia Alves, nasceu no Rio Grande do Norte, mas desde criança veio para o Ceará e se considera cearense. É formada em Pedagogia, Letras Português e Letras Espanhol, especialista em Alfabetização e em Gestão Escolar e mestranda em Ciências da Educação e Multidisciplinaridade. Trabalhou muito tempo na Secretaria de Educação de Jaguaribe, como formadora de professores nas áreas de Português e Literatura e coordenando Projetos de incentivo a leitura, como Eu Sou Cidadão – Amigos da leitura e Clubes literários. Hoje é professora da área pedagógica, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – Campus Jaguaribe, onde fixou residência. Desenvolve projetos de extensão na área da literatura e continua com formações nessa referida área em diferentes municípios e Estados, trabalho que muito se identifica. Ela dá palestras nas áreas de literatura e linguagens e é também contadora de histórias. Trabalha também para a Secretaria da Educação do Estado (SEDUC) dando formações no Eixo de Literatura Infantil e Formação de Leitores. Foi consultora da SEDUC nos anos de 1017, 2018 e 2019. Desde criança Efigênia Alves demonstrava amor pela literatura. Mesmo quando o mundo não se mostrava através das letras, ela já estava imersa na literatura pela oralidade, através dos contos que ouvia, especialmente do pai e da irmã mais velha. Aos seis anos aprendeu a ler e ingressou nas histórias escritas, sempre que tinha oportunidade, visto que em casa não tinha livros literários. Aos oito anos escreveu sua primeira história, em que uma pata botava ovo gigante embaixo de uma árvore que produzia bombons. Ao apresentar o texto para uma irmã, ela riu tanto que passou mal. Por conta desse episódio, Efigênia Alves ficou muito tempo sem escrever. Na pré-adolescência começou a produzir poemas, o que faz até hoje. Depois passou a escrever contos adultos. Só após o primeiro filho é que retomou os contos infantis, dos quais tem seis publicações, três através dos editais PAIC Prosa e Poesia e três pelas editoras Littere e Letrarte. No ano de 2010 publicou o primeiro livro infanto-juvenil, através das Edições Demócrito Rocha, totalizando sete publicações.

É casada, tem dois filhos, que segundo ela, suas melhores produções. Escreve crônicas mensalmente para a revista Arautos do Vale e continua escrevendo em verso e em prosa. Para ela, escrever é uma necessidade, diz encontrar na escrita uma forma de diversão, fuga e contribuição social.

Tem 02 canais no YouTube. Um dedicado às crianças (Efigênia Alves em um mundo de históriase o outro dedica aos Literatus de plantão (Efigênia Alves entre Prosa e Poesia).

 

Extraordinary Experiences

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Yours Values

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.